O dia 1º de maio, ou Dia do Trabalhador, marca, em mais de 80 países ao redor de todo o planeta, a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. É ainda uma comemoração por todas as conquistas adquiridas pela classe ao longo de toda sua história.
Nesta data, a classe trabalhadora ocupa as ruas de todo o mundo. Vamos levantar nossas bandeiras e defender os nossos direitos sociais e econômicos.
Também é o momento de levar nossa pauta de reivindicações, com medidas a serem tomadas para garantir melhores condições aos trabalhadores em todo o país, como a revogação da reforma trabalhista.
Precisamos exigir ainda medidas para acabar com o trabalho análogo à escravidão. Em 2021, foram registrados o resgate de 1.930 pessoas em situação análoga a escravidão. O maior número desde 2013 e um aumento de 106% em relação a 2020
Após quatro anos de governo Bolsonaro, com medidas que priorizaram os patrões e pioraram a situação dos trabalhadores, neste 1º de maio vamos retomar a agenda dos trabalhadores em nosso país!
1º de Maio no Brasil
No Brasil, já na década de 1890, havia focos de homenagens ao 1º de maio por parte de grupos de trabalhadores. Porém, só em 1924, no governo do presidente Artur Bernardes, o dia 1º de maio foi oficializado como Dia do Trabalho.
ENTENDA A ORIGEM DO 1º DE MAIO
O dia do trabalhador surgiu decorrente da greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1.º de maio de 1886, com reivindicações como a redução de jornada de 13 horas para 8 horas, aumento de salários, descanso semanal e férias.
O movimento foi duramente reprimido pela polícia, mas seguiu até o dia 4 de maio de 1886, quando durante o confronto com a polícia, uma bomba explodiu, resultando em mortos e inúmeros feridos, ficando conhecida como Revolta de Haymarket.
Deixe um comentário