Brasil encerra Paralimpíadas de Paris 2024 com desempenho histórico no top 5 do quadro de medalhas

2024-09-11T18:30:07+00:00

O último dia do Brasil garantiu mais medalhas de ouro e marcaram uma edição cheia de quebra de recordes e marcos inéditos

O Brasil continuou sua trajetória de vitórias no último dia de paralimpíadas (8) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na canoagem, Fernando Rufino brilhou ao conquistar o ouro, seguido por Igor Tofalini, que garantiu a prata, marcando mais uma dobradinha no pódio para o Brasil. No halterofilismo, Tayana Medeiros, do Rio de Janeiro, fechou a participação brasileira com chave de ouro ao vencer a categoria 86k.

Carol Santiago e Fernando Rufino foram escolhidos como porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento, coroando uma participação histórica nos Jogos. com um total de 89 pódios e no top 5 do quadro de medalhas, os atletas e torcedores brasileiros se despedem desta edição com orgulho e satisfação.

Em Paris, os brasileiros bateram seis recordes mundiais, sendo cinco no atletismo e um na natação:

No atletismo, com o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques nos 1500m T11, que fez o tempo de 3min55s82, com o paulista Júlio César Agripino dos Santos, que fez 14min48s85 nos 5000m T11, com a acreana Jerusa Geber, que fez 100m T11 com o tempo de 11s80, com a maranhense Rayane Soares da Silva, que fez os 400m T13 em 53s55, e com a paulista Beth Gomes, que marcou 7,82m no arremesso de peso F53.

Na natação, o recorde mundial veio com o mineiro Gabrielzinho, que fez os 150m medley SM2 em 3m14s02.

Canoagem

FOTO: MARCELLO ZAMBRANA/CPB

Fernando Rufino conquistou a medalha de ouro no VL12 200m. Em segundo lugar, apareceu Igor Tofalini, que garantiu a prata. Mais uma dobradinha no pódio para o Brasil.

Adriana Gomes de Azevedo ficou em quarto lugar na bateria após fechar com o tempo de 1:00.13s, pelo KL1 200m feminino. Assim, a atleta não conseguiu avançar à final.

Já no Kl3, pela Final B, Mari Santilli fechou com o terceiro melhor tempo (52.66s), enquanto Aline Furtado terminou Oliveira na quarta posição (1:09.54s).

Halterofilismo

A carioca Tayana Medeiros fechou a participação do Brasil no halterofilismo com a medalha de ouro na categoria 86kg. Nas três primeiras tentativas, o maior peso que a atleta levantou foi de 147kg. No entanto, na quarta tentativa, conseguiu superar a marca após levantar 156kg. Assim, ultrapassou a chinesa Feifei Zheng, que havia conseguido 155kg.

O estreante Mateus de Assis fechou sua participação na final da categoria 107kg na quinta posição. Depois de três tentativas, o atleta saiu com 212kg como a melhor marca. O iraniano Aliakbar Gharibshahi, com 252kg, conquistou o primeiro lugar.

Maratona

FOTO: SILVIO ÁVILA/CPB

Aline Rocha e Vanessa Cristina participaram da maratona classe T54 (cadeirantes), e terminaram na oitava (1h53min54) e décima posição (1h56min33), respectivamente.

Já pela classe T12 (deficiência visual), a baiana Edneusa Santos e seu guia Alessandro de Souza terminaram a prova em 3h17min40s. Como duas adversárias foram desclassificadas, a brasileira ficou na quinta colocação.

Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Publicado por Mídia Ninja