Programa Autonomia e Renda Petrobras abre inscrições para cursos gratuitos de capacitação profissional

2024-08-01T13:30:36+00:00

Iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais, também disponibilizará bolsas-auxílio mensais aos participantes enquanto estiverem estudando.

O Programa Autonomia e Renda (A&R) Petrobras, uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo  (IFSP), está com inscrições abertas de 31 de julho a 14 de agosto de 2024, para curso de capacitação profissional gratuito. No município de São José dos Campos são ofertadas 30 vagas, na modalidade de qualificação profissional.

Os cursos serão presenciais e destinados a pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, priorizando grupos minorizados, tais como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas transgêneros, travestis, indígenas, quilombolas, refugiados.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos a bolsa auxílio será de R$ 858 mensais.

Além do auxílio financeiro, a iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade; e acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais. Em algumas localidades, haverá um espaço infantil para que as crianças permaneçam enquanto as pessoas responsáveis por elas possam estudar.

Para o coordenador do Programa no IFSP, Elmisson Santana de Lima Silva, “trata-se de uma ação robusta, desenvolvida com muito carinho e responsabilidade por uma equipe multidisciplinar. Ele dialoga com uma importante demanda das comunidades locais – o emprego de qualidade. Essa parceria com os Institutos Federais, com tradição no ensino profissionalizante, trará importante contribuição para o currículo dos profissionais atendidos, com vistas à inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, destaca.

Inscrições e seleção

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras. Para se inscrever, o(a) candidato(a) deve preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos. A seleção é por sorteio público.

O resultado da seleção será divulgado no dia 23/08/2024. A previsão é de que as aulas tenham início no dia 17 de setembro, no Campus São José dos Campos, localizado na Rod. Presidente Dutra, km 145 – Jardim Diamante.

Curso com inscrições abertas

Ao todo, são oferecidas 30 vagas para o curso de Auxiliar de Serviços Diversos, na modalidade de Qualificação Profissional (ensino fundamental completo como pré-requisito).

O curso tem duração de quatro meses e é relacionado ao eixo tecnológico de controle e processos industriais, mais especificamente às profissões relacionadas ao setor de Óleo e Gás, tem como pré-requisito o ensino fundamental completo e será oferecido presencialmente de segunda a sexta-feira no período noturno e aos sábados no período matutino.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional.

Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 130 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 30 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com a oferta de cursos gratuitos de alta qualidade, a concessão de bolsas-auxílio e outros benefícios, o Programa Autonomia e Renda Petrobras visa ampliar a oportunidade de trabalho e transformar a vida dos participantes, proporcionando melhores condições de empregabilidade e autonomia financeira.

Em caso de dúvidas, acesse o portal: www.autonomiaerenda.com.br

Inscrições abertas para Cursos Gratuitos Programa Autonomia e Renda Petrobras

Datas: 29/07 a 09/08/2024.

Local de oferta dos cursos: IFSP – Campus São José dos Campos – Rod. Presidente Dutra, km 145 – Jardim Diamante, São José dos Campos, SP (acesso pelo portão P4 da Petrobras).

Sorteio das vagas: 15/08/2024

Início das aulas: 17/09/2024.

Número de vagas: 30.

Duração: 04 meses.

Turno: de segunda a sexta (noturno) e sábado (matutino).

Edital: https://autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes

Informações: www.autonomiaerenda.com.br ou e-mail: coordenacao.ar@ifsp.edu.br.

2 comentários

1. Regina 2 de agosto de 2024 at 15:13 - resposta

Bom dia, qual seria o horário do curso? E se a pessoa não puder ir numa quinta feira pode repor essa noite?

• Equipe STIA 2 de agosto de 2024 at 19:27 - resposta

Boa tarde Regina, mais informações tem que ser solicitadas diretamente com o IFSP. Nós apenas ajudamos a divulgar a oportunidade.