Nota de repúdio pela ação violenta da polícia na greve da Embraer desta terça-feira (03)

2023-10-04T11:57:22+00:00

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS DE ALIMENTACAO DE SAO JOSE DOS CAMPOS E REGIAO vem a público expressar nosso veemente repúdio às ações violentas e desproporcionais das forças de segurança durante a greve legítima e democrática que ocorria na Embraer nesta terça-feira (03).

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) José Dantas Sobrinho e o militante do movimento por moradia Luta Popular Ederlando Carlos da Silva foram agredidos e presos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo enquanto participavam da organização da greve na Embraer por aumento real e manutenção dos direitos.

É imperativo ressaltar que a greve é um instrumento legítimo e essencial para a defesa dos interesses dos trabalhadores. Ela é um reflexo do descontentamento com as condições de trabalho e uma tentativa de buscar soluções por meio do diálogo e da negociação. A greve instaurada na Embraer havia sido vota e aprovada pelos companheiros do sindicato e trabalhadores da empresa e a resposta violenta por parte das autoridades demonstra uma falta de respeito pela democracia e pelos direitos fundamentais dos cidadãos. As prisões são totalmente covardes e arbitrárias e reforçam a recorrente a criminalização de greves legítimas em diferentes categorias.

Greve dos trabalhadores da CPTM

Manifestamos também nosso total apoio aos companheiros da CPTM e Sabesp, em São Paulo, que aprovaram greve também essa semana para combater os ataques do governador Tarcísio de Freitas, buscando enfraquecer e desestabilizar as empresas para seguir com projeto de privatização dos serviços públicos. Apesar dos sindicatos terem solicitado uma audiência com o governador antes da greve, o encontro ainda não foi agendado.

Aproveitamos para informar os trabalhadores estão organizando um plebiscito popular para coletar a opinião de 1 milhão de cidadãos sobre as propostas de privatização, com urnas circulando em várias partes do estado de São Paulo até 5 de novembro. Nós do Sindicato da alimentação estamos apoiando essa ação disponibilizando também um ponto de coleta de votos em nossa subsede de Jacareí.

Direito Constitucional

O direito à greve é conquista de lutas de décadas classe trabalhadora brasileira e garantido na Constituição Federal. Portanto, é com profunda consternação que soubemos do fato. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e com a busca por condições de trabalho justas e dignas.

Continuaremos a lutar pela justiça social, pela democracia e pelo respeito aos direitos humanos, mesmo diante das adversidades. Nossa solidariedade está com todos os companheiros presos e trabalhadores que foram afetados por essa ação violenta, e reiteramos nosso apelo pela justiça.

Sigamos na luta!